terça-feira, 2 de novembro de 2010

Inicio


A HISTORIA DO AGILITY EM PORTUGAL
Por João de Sá

Longe vai o mês de Setembro de 1990, altura em que se fez a 1ª demonstração daquilo que deveria ser o Agility.Nessa altura a 1º demonstração foi feita pela G.N.R., incluída numa Monográfica do Cão de Pastor Alemão, que assim deu o passo de partida para que em Portugal se iniciasse o mais espectacular desporto canino da actualidade. Apareceram dois curiosos, que juntamente com os seus cães tentaram imitar a exibição da G.N.R.

Lembro-me perfeitamente pois era um desses e o máximo que consegui foi que o meu Cão (Yuri) ficasse a olhar para mim a ver-me saltar e entrar no túnel, indo de imediato para o lado contrário a espera que eu aparecesse.

Para que não fiquem duvidas, veja o pequeno filme gentilmente cedido pela Dra. Margarida Bessa que era directora da PEDIGREE PAL e responsável pelo lançamento da modalidade em Portugal.

É verdade, a grande maioria dos actuais praticantes não sabia, mas foi assim que esta modalidade começou.
Quando em 1991 a EFFEM (Pedigree) através da Dra. Margarida Bessa entrega os obstáculos à direcção da ATAAC onde entre outros se encontravam , Marília e Rui Viana, Fernando Silva, Júlio Silva, Pedro Salema e Maryline Albergaria por exemplo, que tinham fundado a primeira Associação de Treino de Cães, hoje conhecida por ATAAC-Associação de Treinadores Amadores e Amigos dos Cães, estava definitivamente lançado o Agility em Portugal.

Nessa altura os conhecimentos eram praticamente nulos e o treino além da obediência que os cães já tinham, era feito à trela, método que hoje, mesmo em Portugal que fomos dos últimos da Europa do Sul a iniciar, está ultrapassado.

Durante ano e meio os treinos foram feitos na ATAAC e as provas internas eram regulares, convidávamos gente do Porto e do Algarve para competir connosco, pois éramos apenas seis em Lisboa, (João Sá, António Barrocas, Fernando Silva, António Abreu, William Brasil, Mário Mateus) dois no Porto (António Tomás e Domingos Carneiro ) e dois no Algarve (Ana Abuim e Rui Flores).

Começaram as primeiras idas a Espanha para competir com “noutros irmanos” que já tinham sido Campeões da Europa por duas vezes.

Entre provas internas e deslocações ao Algarve para participação em provas a que também chamávamos “gincanas”, chegamos ao ano de 1994.

Nesta altura por dinâmica de alguns elementos da ATAAC, entre eles João Sá e Pedro Salema e com o apoio de um dos Vice-Presidentes do C.PC. (Francisco Salvador Janeiro) conseguiu-se junto da direcção da altura que a modalidade fosse oficializada pelo C.P.C. e assim criado o 1º Ranking Nacional da Modalidade a modalidade estava lançada.

Foram então feitos convites às três forças militares que tinham cães para participarem nestas provas e justiça seja feita, desde a 1º hora a P.S.P.-C.I. foi aquela que sempre marcou presença ao lado dos civis, pois sem eles o Agility não chegaria ao que é hoje. A presença da sua equipa (P.S.P.-C.I.) tornou sempre as provas muito mais competitivas e a sua contribuição para a divulgação e desenvolvimento foi fundamental.

Hoje passados 16 anos desde aquele tempo de aventura, entusiasmo e incerteza no que iria ser o Agility em Portugal, que teve o apoio da PEDIGREE até 1999, Portugal já esteve representado por 16 vezes a nível Internacional com uma selecção, tendo participado por duas vezes em Campeonatos de Europa na Holanda e Itália e nos últimos 14 campeonatos do mundo, tendo sido, o 1º Campeonato do Mundo realizado em MORGES na Suíça em 1996. Passados 10 anos o Mundial voltou a realizar-se na Suiça, desta vez em BASEL.
        
Os novos praticantes já encontram nos Clubes (de norte a sul do pais), onde este desporto se treina, todas as condições para a prática desta modalidade, pessoas preparadas e com conhecimentos para que ano após ano se possam conseguir melhores resultados a nível Internacional.

Nunca me esquecerei do apoio e entusiasmo que a PEDIGREE-PAL e a sua responsável Dra. Margarida Bessa deram, 1º enquanto participante individual e depois a todas as equipas de Agility de “OS CÃOGURUS” até 1999.
Entre títulos individuais e por equipas contam-se 5 nacionais individuais e 4 por equipas que “OS CÃOGURUS” partilharam com o seu patrocinador. Um Palmarés único em Portugal.

CLUBES
Existem neste momento 12 clubes de Agility em Portugal que praticam e organizam provas, sendo 7 da região de Lisboa (Educacão, “OSCÃOGURUS”, Amigos do Alão, CaneUtile, Future Dogs, No Stress Team, Academia do Cão), 1 Clube no Alentejo (C.C.Alentejo), 1 Clube no Algarve (C.I.C.Lagos), 3 Clubes no Porto (Caniclube, C.I.C.Norte e Bom Cãoportamento).